Como organizar o chá de bebê? Veja dicas e ideias

Você, mamãe, já passou por todo o processo de pesquisar por nomes de bebês, organizar as idas ao médico, descobrir o sexo da criança, mudar sua rotina… e perto da chegada do neném, geralmente é feito o chá de bebê, mas tem quem faça depois do nascimento.

Para começar, vamos deixar claro que organizar um chá de bebê é para ser feito apenas com o intuito de celebrar a chegada do filho junto aos amigos e parentes. Por isso, não precisa ser da mãe a responsabilidade de cuidar da organização do evento sozinha. Normalmente, quem o faz é a madrinha ou padrinho do bebê. A mamãe deve apenas ajudar a escolher os presentes e os quitutes, checar à lista de convidado para não deixar ninguém para trás e estar linda no dia do chá de bebê.

Siga as etapas que separamos e verá como é simples organizar um chá de bebê e fazer dele um momento inesquecível.

Passo a passo para organizar o chá de fraudas (chá de bebê)

Confira algumas dicas com ideias de inspiração para te ajudar em cada passo do preparo da sua festa.

Lista de convidados para o chá de bebê

Essa deve ser a primeira etapa da organização do chá de bebê. Todas as outras etapas serão definidas a partir dessa lista. Você pretende convidar homens ou será algo exclusivo para as mulheres? Isso porque está cada vez mais comum integrar os homens, até para que o papai fique à vontade de participar. Se liberar a presença deles vai necessitar pensar em detalhes para que eles participem ativamente da programação.

Data, duração e horário

Normalmente, é realizado no final de semana para que todos possam aproveitar, já que é normal não trabalharem nesses dias. Pense em um horário em que todos possam estar sem comprometimento de outros trabalhos e eventos. Um chá de bebê dura em média duas horas. Até porque a mãe pode se cansar muito e ficar indisposta. Se for servir uma refeição, o horário pode se estender para uma duração de três horas.

Local do chá

Pense na lista de convidados e veja lugares de fácil acesso para a maioria. Pode ser no salão do prédio, no quintal (caso seja grande e coberto) ou que você tenha certeza que não vá chover, clube e até chácara. O importante, além de chegarem com facilidade, é que todos eles possam ser abrigados confortavelmente durante todo o evento.

Cardápio

Com o horário e os convidados definidos fica mais fácil escolher o cardápio. Sendo assim leve em consideração também como agradar a todos dentro do horário escolhido e veja se há necessidade de uma refeição completa. Pense e pondere bastante à necessidade de bebida alcoólica nesse evento. Não se esqueça de que é preciso ter a disposição copos, pratos, talheres, guardanapos. Uma organização boa não pode pecar nesse quesito.

As ideias são muitas, você pode optar por um churrasco, salgadinhos e bolo, mini pizzas, pipoca… Reflita sobre seus convidados e veja como eles se sentirão mais a vontade.

Lista de presentes do chá de bebê

Uma lista de presente é um dos maiores desafios. Mas lembre-se de que cada convite deve conter apenas um pedido. Pode até abrir mão de receber os presentes ou destiná-los a crianças carentes. É um gesto nobre e que vale a pena cultivar. A lista do chá de bebê pode incluir desde roupinhas, até mamadeira, termômetro, banheira, roupa de cama, toalhas, e etc. Mas uma coisa que não tem erro e que pode ter certeza, é caro e você irá usar bastante são fraldas. Peça muitas fraldas principalmente em tamanho P e M.

Brincadeiras

Se a mamãe estiver confortável é legal pensar em brincadeiras como forma de diversão e interação de todos. Há milhares de brincadeiras divertidas para serem feitas. Mas certifique que o ambiente está propicio para os micos que penso. A mais clássica é a brincadeira de pintar a barriga e gosto da mamãe, e também do papai, quando não acertam o presente que foi dado.

Outras brincadeiras legais são:

    • Cápsula do tempo: os convidados escrevem cartas para a criança ler quando estiver maior
    • Quem é esse bebê: todos levam fotos de quando eram pequenos para que tentem adivinhar
    • Tamanho da barriga: Com uma fita todos os convidados tentam adivinhar o tamanho da barriga da grávida.
    • Quiz dos pais: Os pais criam um quiz onde cada convidado vai percorrendo o circuito quando acerta a pergunta sobre o casal e o bebê. Quem acertar mais ganha um prêmio.

Tema e decoração do chá de fraldas

Tematizar a festa é super legal. Há muitas opções. Pode utilizar desenhos animados em destaque ou ainda clássicos como pequeno principie ou detalhes fofos, como ursinhos e bonecas. O tema pode ser até mesmo a gestação valendo de chupeta, mamadeiras e cegonhas.

A decoração tem a ver com o tema que escolheu para o chá do bebê. É hora de abusar da criatividade para que não precise investir tanto, caso não queira. Separe um investimento para esse momento, mas não esqueça de que é preciso destacar na decoração o bolo, docinhos e lembrancinhas

Um tema que está super em alta, são NUVENS! A festa de bebê decorada com nuvens pode ser usada tanto para meninos como para meninas.

Há quem prefira o tema de balões, que está sendo bastante usado e é super diferente.

Mas se você optar por animais, já pensou em fazer o chá de fraldas com o tema de elefantinho ou girafa?

Convite

O convite do chá de bebê precisa ter os dados, como nome do convidado, horário, data, local e o presente que o convidado precisa levar. Leve em consideração tudo que foi pensando até o momento para que possa agradar já na hora de convidar. Se escolher um tema, o convite precisa ter a ver com ele.  Pode até optar por um convite virtual, mas certifique-se que todos vão receber. Criar um grupo no Whats’App também vale, mas lembre-se de não esquecer ninguém. Essa ideia é econômica e prática.

Lembrancinhas

As lembrancinhas são opcionais, mas são um item bem legal para se ter. Você pode dar cupcakes, docinhos decorados, chaveiros, caixinhas com doces e etc. Pense no tema e busque ideias que possam te inspirar e caibam no bolso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *