Os primeiros cuidados com o umbigo dos bebês

O umbigo dos bebês é um tema que gera muitas dúvidas nas mães de primeira viagem. Neste artigo apresentamos os principais cuidados que você deve tomar durante o processo curativo.

Ao nascer o bebê tem o cordão umbilical cortado, num procedimento indolor, e um pedacinho desse cordão fica grudado em sua barriguinha do bebê. Com os cuidados necessários ele logo vai secar e cair, ficando apenas o umbigo.

O tempo para esse processo varia de 7 a 21 dias, ficando com uma média de 10 dias. Vale lembrar que isso não é uma regra e que se esse tempo se estender pode ser absolutamente normal. Qualquer dúvida com relação a isso pode ser esclarecida facilmente com uma conversa com seu pediatra!

 

Como limpar

Na hora do banho você pode lavar normalmente o coto umbilical, com água e sabão, pode passar a mão com tranquilidade, ele não dói. Depois é só secar bem com uma fraldinha de pano ou toalha macia e aplicar álcool 70%.

O importante é não deixar molhado, para não aumentar a proliferação de bactérias. A fralda descartável pode ficar em cima do coto umbilical sem problemas. Não é necessário colocar nenhum curativo, como gaze, esparadrapo ou faixa. Mas também existem fraldas para recém nascidos que já possuem recorte nessa região.

Na hora da troca de fraldas o coto umbilical também deve ser higienizado, isso porque um pouco de xixi ou até mesmo cocô pode sujar o local e contaminá-lo. A limpeza pode ser feita com algodão molhado ou uma gaze e depois com o álcool 70%.

Secreção e mau odor

Também é comum aparecer um pouco de secreção amarelada, como o pus e até mesmo um pouco de sangue na fraldinha do bebê por causa do coto umbilical. Essa secreção pode apresentar mau odor, mas isso ainda é considerado normal.

Sintomas como febre, letargia (bebê quieto demais), mamar pouco, inchaço ou vermelhidão acentuada na região umbilical ou um cheiro muito desagradável podem ser sinais de que há algo errado. Nesses casos, procure um médico.

O coto umbilical caiu, e agora?

Depois que o coto umbilical cair, ainda é necessário limpar bem o local e continuar aplicando o álcool 70% para completar bem o fechamento do umbigo.

Não é necessário colocar nada sobre o umbigo do bebê, como faixas, moedas, esparadrapos, pó de café, etc. Ele irá fechar sozinho.

Alguns bebês ficam com o umbigo um pouco “alto” no início e isso é bem comum, mas com o tempo mesmo se normaliza.

Não há nenhum segredo, com apenas 10 minutos por dia, você garante que o umbo de seu bebê cicatrize normalmente.

Compartilhe!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *